Sentimentos desconhecidos: o que pode acontecer?


Já aconteceu com você algo parecido com isso? De estar num estado de ânimo e de repente mudar completamente, aparentemente sem motivo?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Isso pode acontecer quando nos deparamos com um sentimento desconhecido, algo novo, que não sabemos identificar corretamente, nomear.


Vejamos a angústia, por exemplo, às vezes sentimos uma tempestade no estômago, outras um nó na garganta, um aperto no peito, um mal estar generalizado, sudorese, dor de cabeça, várias sensações diferentes que podem significar a mesma coisa. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Outra situação que pode ocorrer são as associações, quando nos deparamos com alguém, ou algum lugar, um cheiro, uma música, qualquer coisa que nos remeta à alguma situação já experimentada que não foi prazerosa para nós. E mesmo sem perceber, sem fazer uma conexão consciente, temos alguma reação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Independente do motivo, é sempre importante olhar para dentro. Nos enxergar, nos perceber, nos sentir. Pare um pouco, feche os olhos, sinta o ar enchendo seus pulmões, escute as batidas do seu coração e pense: que sentimento é esse que estou sentindo? O que aconteceu hoje que me fez sentir assim?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Através do autoconhecimento conseguimos lidar com o novo, com o estranho, com o intenso, sem grandes conflitos!


Até o próximo post :)


Luana Nogueira

@psicologa.luana.nogueira

5 visualizações

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso