Setembro Amarelo e o sofrimento psíquico


Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio para conscientizar sobre a importância do cuidado em saúde mental. Este mês foi escolhido porque dia 10 é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.


O suicídio é expressão mais extrema da dor psíquica, quando a pessoa se vê sem saída e recorre ao último recurso. Muitas vezes a pessoa não quer acabar com a existência, mas quer acabar com partes suas que causam dor e sofrimento.

O sofrimento psíquico é complexo e multifacetado, depende de fatores internos e externos.

São causas diversas que se entrelaçam e precisam ser olhadas com muito cuidado e respeito. É preciso olhar para dentro, para fora, para o entorno, para as relações, para o passado, para cultura e sociedade onde a pessoa que sofre está inserida.


A psicoterapia é um processo muito potente, que ajuda dar vazão ao que se sente, se transformar e se reconstruir. E junto com a terapia, é preciso ter um olhar integral, combinando todos os outros aspectos que constituem o ser humano.


Se você sente que está carregando um peso maior do que pode aguentar. Se acha que não consegue mais. Procure ajuda, seu sofrimento importa!

"Se tem vida, tem jeito" - Karina Okajima Fukumitsu

@raylapsicologia


22 visualizações

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso