Técnicas Mindfulness



Eu ando estudando bastante sobre a Atenção Plena, ou o Mindfulness. Tenho conhecido coisas bem interessantes sobre o assunto, como por exemplo, o quanto estar conscientemente presente no momento que estamos vivendo pode nos trazer benefícios e nos ajudarem a lidar com uma série de sintomas, como aqueles que estão presentes na ansiedade e na depressão.


O mais interessante é que essa é uma capacidade que podemos treinar, nós podemos aprender a estar no momento presente. Como tudo que precisa de treino, é necessário constância e persistência. Mas é possível.

Hoje quero compartilhar com vocês sobre dois exercícios simples para começarmos a cultivar essa atenção plena.


O primeiro deles é o espaço de respiração. Separe 5 minutos do seu dia para esse exercício, é importante que seja diário. Sente-se confortavelmente, respire prestando atenção ao movimento e feche os olhos. Perceba o seu corpo, perceba o que está sentindo, o que está pensando, faça um escaneamento sobre todo o seu corpo para sentir como cada parte está. Após passar por todo corpo, volte-se para o diafragma, sinta sua barriga subindo e descendo durante a respiração. Sinta o ar entrando e saindo, perceba como está sua respiração. Quando quiser, volte novamente ao seu corpo, sinta a superfície de sua pele, deixe sua respiração voltar ao ritmo normal dela. Abra os olhos e perceba seu ambiente.

Esse é um exercício bem simples que ajuda muito a nos acalmarmos em momentos de maior agitação, mas precisa ser treinado durante nossos momentos calmos, para quando precisarmos estar fácil usar essa técnica.

Uma outra técnica mais fácil de usar no dia-a-dia é escolher uma refeição para comer TOTALMENTE consciente. Ou seja, sem conversar, sem assistir nada, sem ouvir música, sem estar com o celular na mão. Pegue sua refeição, sinta o cheiro dela, veja as cores dela, perceba as diferentes texturas. Coma cada parte percebendo as diferenças, os sabores. Mastigue devagar.

Podemos aplicar a atenção plena em todas as atividades do nosso dia e é muito bom para começarmos a treinar nossa mente a pensar de outra forma, a não se prender tanto a nosso turbilhão de pensamentos constantes.

3 visualizações

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso