Terapia Online - Como funciona?

Vamos falar hoje sobre terapia online?


Tenho recebido algumas perguntas sobre esse tema e pensando nisso, decidi trazer para vocês algumas questões sobre essa modalidade de atendimento.


1) Primeiro de tudo quero te falar que a Terapia Online é super permitida aqui no Brasil. Foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia em Novembro de 2018. O terapeuta escolhido por você, precisa estar registrado no conselho para ter autorização em realizar esse tipo de atendimento. Eu tenho, então por isso, te trago essas informações com base na minha experiência.


2) Funciona da mesma forma que o atendimento presencial? Sim!! O objetivo terapêutico é o mesmo. Sessões online permitem mais flexibilidade do que a terapia presencial, no quesito: tempo, conforto, comodidade. Além de algumas reduções de custos para o paciente, no caso, de não precisar se deslocar até a clínica por ex. Vale mencionar que mantemos o mesmo sigilo, conduta ética e questões técnicas em relação ao atendimento presencial.


3) Qual a diferença de um atendimento para outro? A diferença é que nos atendimentos online, utilizamos de um dispositivo (celular ou computador) e uma conexão com a internet para realizar as sessões.


4) Será que realizar terapia online é para mim? Sempre comento com os meus pacientes que primeiro é importante você avaliar as suas necessidades. Por ex. Se para você é importante ir até um espaço (clínica), sentar numa poltrona, receber um aperto de mão ou um abraço e ter esse tipo de interação – então vale a pena avaliar. Mas se para você o mais importante é realizar o processo terapêutico, ficar bem com as suas questões, se sentir confortável de onde estiver, então vamos para o atendimento online.


5) E a relação terapêutica, como fica? Algumas pessoas questionam se não fica uma relação “fria” entre ambas as partes, por não ter o contato “próximo". E eu digo que não, nem um pouco! É super possível criarmos o nosso vínculo terapêutico, através de uma tela. Afinal, o que vale é a intenção e o quanto você está disposto e "entregue" para a terapia.


Espero muito ter te ajudado!! 😉🌷


Psicóloga Renata Monteiro

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso