Tirando dúvidas: Mestrado acadêmico.

Olá, recebo muitas perguntas sobre mestrado e percebo como vocês tem dúvidas muito similares. Primeiro, minha história com a academia não começou apenas com o mestrado, o meu interesse pela área acadêmica iniciou em 2017, na época da graduação.

Eu já era bastante focada em aprender a fazer pesquisa e o mestrado já não parecia mais ser um bicho de 7 cabeças. 👀 Todo dia a gente tem que estudar e estar disposto a aprender. Lembra aqui: Você não sabe de tudo sobre tudo não. É importante reflet


ir sobre essa humildade (embora muitas vezes falte isso na academia).






Agora vamos lá, ao básico: 🤓


1º: Reflexão. Reflita sobre como você compreende toda essa questão de pesquisa e estudo. Não é “fácil” ou “é só estudar”, o mestrado te cobra em vários aspectos, como: dar aula, escrever uma dissertação, pesquisar, palestras, estudar para as matérias da universidade, etc.

2º: Identificação. O que você mais gosta de estudar? O que você realmente quer ter como objeto de estudo? O mestrado dura em torno de 2 anos, é importante que você tenha em mente sobre o que te interessa.

3º: Orientação. Antes de começar a escrever seu anteprojeto você precisa: IR ATRÁS DO SEU ORIENTADOR. É sério, você precisa buscar algo que faça sentido para sua trajetória. Não deixe isso para última hora não, procura bem sua linha e foca no seu orientador. Dica: Ler sobre a universidade de interesse > linhas de pesquisas > separa os orientadores e ir no lattes de cada. - “Ah, Laura que trabalho.’ Sim, pesquisar dá trabalho.- Voilà, achou? Então, manda um e-mail pra ele, diz sobre seu interesse e marca uma conversa.

4º: Anteprojeto. A estrutura dessa proposta é de acordo com cada edital da Universidade e, para todos os casos, leia o edital completo. Não se acanhe em pedir ajuda pros amigos que já estão lá dentro. #Pedeajuda

5º: Estudar, always. Lê o edital (pelo amor do Pai) e estuda MUITO pra todas as etapas do processo seletivo.


A área acadêmica, apesar de todo trabalho, infelizmente não é valorizada no Brasil e isso dói, viu? Se eu fosse você, não ficaria pensando muito sobre ganhar bolsa não, tá? Uns conseguem e outros não.


Você tem mais alguma dúvida? Deixa aqui no comentário!

👩🏼‍💻




#psicologia #psicoterapia #estudos #puc #ufrj #livros #foco #psicologiainfantil #psychology #terapia #psicometria #psicologaclinica #mestrado #pesquisa #pesquisacientifica #crianças #adolescentes


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso