Transtorno de ansiedade social (ou Fobia social)

Você sabe o que é? Pois então...



Sabe as interações sociais como manter uma conversa ou encontrar pessoas que não são familiares? Pois bem… pra uns é bem simples né? Mas para outros é muito difícil, chegando a ser insuportável.


O medo sentido de forma geral é desproporcional à ameaça real da situação, fazendo com que a pessoa se esquive das relações sociais, causando assim sofrimento e/ou prejuízo na vida social, profissional e pessoal daquela pessoa. Essa esquiva pode acontecer de forma sutil (um preparo excessivo, por exemplo) ou de forma abrangente (não ir a festas ou escola, por exemplo).


É importante saber o tempo de acontecimento para conseguir diferir o transtorno dos medos sociais transitórios comuns. O grau e o tipo de medo e ansiedade podem variar nas ocasiões. A pessoa fica receosa de demonstrar sintomas de ansiedade como tremer, transpirar muito, tropeçar nas palavras… assim ele evita beber, comer, falar e outras coisas mais, com medo que sintomas sejam vistos.


E quanto às crianças? Então, a ansiedade deve ocorrer em situações que envolvem seus pares, e não apenas em interações com adultos, fazendo com que o medo ou ansiedade seja expressado através do choro, ataques de raiva, comportamentos de encolher-se, agarrar-se e se imobilizar (sendo importante também acompanhar o tempo que vem acontecendo e quais os contextos).




Layssa Julianne Lopes 🌺🌻

Psicoterapia online e presencial

CRP 02/19776

@layssalopes.psi

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso