Transtorno do Estresse Pós-Traumático



A vivência de situações traumáticas e negativamente impactantes pode ocasionar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), caracterizado como uma desordem mental complexa após essa exposição.



Esses eventos apresentam caráter particularmente ameaçador e aterrorizante, que envolvem até mesmo o risco de vida.


1- O evento estressor traumático pode ser experimentado, testemunhado ou confrontado. Havendo ameaça à vida da pessoa ou de alguém próximo a ela.

2- O indivíduo tem a impressão de estar revivendo várias vezes o evento traumático experienciado.

3- As primeiras observações foram registradas a partir de estudos com veteranos de guerra.

4- Surge a partir de um conjunto de sintomas envolvendo altos níveis de ansiedade.

5- Ao se defrontar com um evento estressor, o organismo tende a ter uma resposta de estresse.


É analisado, em psicoterapia, a maneira como o indivíduo experiência essa situação e como pode ser utilizado a resiliência e ressignificação para potencializar a capacidade de recuperação após o trauma.


Tanto a saúde física, quanto a psicológica são abaladas. A pessoa que passa por experiências desse cunho, podem também apresentar comorbidades psiquiátricas em alguns casos.


A psicoterapia é de extrema importância para resgatar a qualidade de vida e saúde mental do sujeito, trabalhando sobre o trauma e seus impactos sobre este, caminhando a partir de sua singularidade, respeitando e conduzindo o indivíduo para o processo de elaboração 🌻


#estressepostraumatico#trauma#psicologia#psicologiaclinica#tratamento#clinica#psicologo#terapia#atendimento#impacto#psycology#ciencia#resiliencia#ressignificação

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso