Carta aberta de terapeuta para paciente:

Querida (o) paciente, penso que seria incrível ter super poderes, para quando você me olha nos olhos e, chorando, me pergunta porque as coisas precisam acontecer desse jeito com você, sobre o porquê as coisas te afetam e consomem tanto; quando você diz que não aguenta mais; que as coisas em casa não vão nada bem, que no trabalho você não é feliz e na faculdade ninguém parece se importar.


Às vezes eu queria não ser sua terapeuta, naqueles momentos quando você diz que não adianta e que já não há mais forças para continuar...


Se nessas vezes eu não fosse mais a sua terapeuta e você me olhasse nos olhos, e pedisse urgentemente por uma solução, e, mesmo que eu não tivesse como prever, eu te prometeria que tudo isso vai passar, que as coisas vão melhorar, a vida vai voltar a ser boa e morrer nunca mais será um solução para aliviar a sua dor.


Eu te levaria em casa e pediria aos teus pais para que fossem mais compreensíveis. Aos teus professores e colegas diria para serem mais gentis. Eu te daria um emprego sem atribulações.


Se eu não fosse a sua terapeuta, eu te pintaria um mundo sem adversidades e sem pedras no teu caminho, mas é justamente por ser sua terapeuta que eu sei que não haveria atitude pior para qualquer pessoa.


Entenda, você não precisa passar por nada sozinho, mas no final das contas só você pode fazer por você mesmo e, mesmo que agora isso não faça sentido, alguns traumas são importantes para o nosso desenvolvimento psíquico.


Algumas dores são como enfermidades, elas vêm, bagunçam tudo, te deixa em pedacinhos, mas é nessa transição, de um tempo ruim em busca de um tempo melhor para o coração, que a gente percebe que isso nos transforma em outra pessoa, e a gente sabe que por isso somos mais fortes.


Um dia a gente entende que a vida não se simplifica à uma sucessão de dias bons, que a gente passa mesmo por muitas coisas sem escolher ou escolhendo sem a maturidade que temos hoje, e por mais que a gente ache que não, não há nada, absolutamente nada, que a gente não consiga lidar.


Querida(o) paciente, sou sua terapeuta e tudo que espero é que a vida faça cada vez mais sentido aos seus olhos.🌷


Psicóloga Renata Monteiro


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso