Uma reflexão sobre aceitação e controle

Vocês sabiam que na terapia nós trabalhamos algumas metáforas?

Se elas fazem sentido para história do paciente, é claro.


Hoje eu trouxe uma que eu adoro e é super legal para ilustrar o porquê não vale a pena brigar com os nossos pensamentos e emoções.


As ondas na praia 🌊🌅


Imagine por aí uma grande praia (eu trouxe uma foto para ajudar) ela é grande, tem aquela areia limpinha. Na sua orla tem várias ondas quebrando, de todos os tamanhos. Algumas pequenas e você entra na água para brincar com elas, outras são grandes e te deixam com muito medo. Mas quando chegam à orla, todas desaparecem sem causar danos.


Agora, imagina que tu decide lutar contras as ondas. Faz algum sentido? Afinal, a água não vai causar dano algum à praia. A única coisa que tu conseguiria seria te cansar e te frustrar.


Agora vamos refletir?


Imagine essas ondas como pensamentos e emoções, elas vem e vão, algumas são tranquilas e te fazem querer brincar, outras são assustadoras, mas ambas tem algo em comum: não podem te machucar.


Pode ser que você se sinta mal momentaneamente, pode ser que a onda bata com mais força nas suas pernas e doa por alguns segundos. Pode até parecer que a dor não vai passar nunca. No entanto, no final, ela acaba se dissolvendo.


O objetivo aqui é oferecer a aceitação ao invés da necessidade de controle.

Essa metáfora é super utilizada com pacientes com ansiedade, por exemplo.


Quanto mais você luta com os seus pensamentos e emoções, mais você se frustra. E se você simplesmente aceitar e entender que como ondas: eles também se dissipam e não podem te fazer mal. 🏖️🤍

@psico.victoriapuchalski


.

.

.

.

#ansiedade #ansiedades #metaforas #aceitação #emoção #emoções #psicologaonline #psicologiaclinica #psicologa #psicologia #psicoterapiaonline #terapiacognitivocomportamental #terapia

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso