Vamos falar sobre comunicação não-violenta?


Não existe relação saudável sem comunicação, seja no relacionamento afetivo, profissional ou pessoal. Mas sabe-se que nem sempre é fácil se expressar de forma adequada, né?! A Comunicação Não-Violenta (CNV) foi desenvolvida pelo Psicólogo Marshall Rosenberg, visando o diálogo nas relações, de maneira clara e objetiva, sempre levando em consideração a empatia! Conforme essa teoria, há quatros passos da CNV:


1️⃣ Passo – Observação

Escute o outro, de verdade! Para tentar entender o que elx está tentando transmitir. Porém, se for você quem iniciar a conversa, neste momento é importante informar em acontecimentos concretos/exemplos ocorridos.


2️⃣ Passo – Sentimento

Depois de analisar o motivo do conflito, é o momento de identificar os sentimentos ocasionados pela situação (tristeza, irritação, angústia etc). Assim o outro compreenderá o que você está sentindo.


3️⃣ Passo – Necessidades

Após informar seus sentimentos, será o momento de entender qual foi, ou quais foram, as necessidades que não foram atendidas e que te levaram a se sentir da maneira relatada anteriormente. Importante: formule frases diretivas!


4️⃣ passo - Pedido

Após se expressar, está na hora de buscar um consenso para verificar a melhor solução, podendo ser feito um pedido para ação de forma clara e específica.


E você, já conhecia a CNV?


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo