Vamos falar sobre depressão?

É muito importante falarmos sobre depressão, principalmente nesse período de quarentena que estamos passando. O Brasil é o país da América Latina com o maior número de pessoas com o mesmo problema e várias pesquisas indicam sobre o aumento no número de pacientes com a doença durante e após a pandemia de Covid-19.



Pensando nisso, separei aqui para vocês, algumas informações que considero importantes! 😉


1)Sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, alterações no apetite (perda ou ganho de peso não relacionado a dietas), insônia ou dormir demais, baixa autoestima, dificuldade de concentração, pensamentos de morte ou suicídio. São os sintomas mais comuns da doença. Vale destacar que não precisam ter todos esses sintomas e eles devem durar pelo menos duas semanas para o diagnóstico de depressão.


2)Depressão é diferente da tristeza e do luto – ficar triste não é o mesmo que ter depressão. O processo de luto é natural e único para cada pessoa, cada um vivência de uma forma. No luto a autoestima é geralmente mantida por ex. Mas vale frisar que para alguns indivíduos a morte de uma pessoa querida, pode desencadear e ser um gatilho para a doença. Por isso, é importante manter-se alerta.


3)Existe sim tratamento 🙏 e é muito importante uma rede de apoio para lidar melhor com a doença – 👇


Psicoterapia: A depender do caso, às vezes a terapia é usada sozinha na depressão leve. Não existe um tempo certo/preciso para o tratamento, tudo depende de cada indivíduo, somos seres únicos, portanto cada um responde de uma maneira. Geralmente para a depressão moderada e grave é importante associar o uso de medicamentos tbm. E é super importante destacar que a medicação sozinha não faz “milagres” e que a terapia é fundamental!


4) Quero te dizer que você não está sozinha(o), procure ajuda e tenha em mente que é possível sair desse lugar escuro e cinzento que você está hj e enxergar a vida mais colorida!


Psicóloga Renata Monteiro - CRP 06/137913


8 visualizações

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso