Você Sabe o que é Responsabilidade Afetiva?


Responsabilidade Afetiva é ser verdadeiro, sincero em relação aos sentimentos que você tem por outra pessoa e expor, também, o que espera dela. Nossas palavras, ações e omissões afetam as pessoas.


Estamos vivendo tempos de relacionamentos líquidos, efêmeros, desinteressados, sem laços e aí cresce o risco de sermos irresponsáveis afetivamente.


No início de um relacionamento é comum não sabermos exatamente o que sentimos ou o que esperamos, por isso é importante não prometermos nada que não possamos cumprir.


Não devemos dizer algo que não sentimos de verdade, ou que ainda não esteja bem definido para você mesmo, não falar coisas somente para satisfazer a expectativa do outro ou, pior ainda, agradar para conseguir algo do outro.


Todos corremos o risco de ser irresponsáveis afetivamente e de sofrermos por outra pessoa que alimentou expectativas que não pudemos cumprir.


Saber o que se passa com nós mesmos, receber e reconhecer nossos sentimentos e vontades é importante para não sermos irresponsáveis afetivamente e para nos protegermos em relação ao outro.


Dê também ao outro a oportunidade de escolha. Por exemplo, se você não deseja um relacionamento sério, pratique uma comunicação mais assertiva e exponha o que sente, o que vê, o que espera e o que pode oferecer ao outro, assim este poderá decidir se quer ou não continuar mesmo diante dessas informações. Isso é Responsabilidade Afetiva. E ela deve ser praticada não somente nos relacionamentos amorosos, mas também nas relações familiares e de amizade.

19 visualizações0 comentário

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso