Você sabe qual o perfil das pessoas que mais cometem suicídio no Brasil?

O perfil das pessoas que mais cometeram suicídio no Brasil nos últimos 4 anos é o do Jovem Negro de 10 a 29 anos de idade.

É verdade que fatores como Exclusão Social, prisão, tortura, solidão, violência policial, desemprego, a Fome e Outras tristezas que assolam nosso povo causam extremo sofrimento psíquico, porém, não menos importante, devemos lembrar do peso que é ser uma pessoa preta vivendo numa sociedade anti-negro, Supremacista e orientada pelos paradigmas Ocidentais.

Não é sobre “pessoas racistas deixarem de ser racistas”, é mais que isso, é romper com o paradigma civilizatório ocidental e seus desdobramentos adoecedores, como as diversas agressões ao meio ambiente, Racismo, Machismo, Capitalismo e todos esses “ismos”, o referencial de masculinidade, mulheridade e sexualidade ocidental, bem como suas noções de família e de criança.

Nós pretos não nos encaixamos nessas caixas, nessas noções, a orientação civilizatória que cabe a corpos melaninados é outra, deixarei isso para outro post.

O sofrimento psíquico do povo preto está para além do dito racismo estrutural, é também sobre não saber quem se é e quando se sabe, ser violentado para deixar de ser.

.

Se precisar de ajuda, procure um profissional qualificado.

.

Referências: Os dados sobre o perfil são do Ministério da saúde de 2019.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo