Você se considera insegura? Então essa reflexão é pra você ;)


Você se cobra demais? Você se sente inferior as outras pessoas? Você fica achando que não vai dar conta das coisas? Você fica tentando agradar sempre o outro? Você sente medo em muitas situações? Você sente medo de ficar sozinha? Se a maior parte das suas respostas foram SIM, a sua insegurança vem ocupando um lugar importante na sua vida, então tome cuidado, é hora de prestar mais atenção nela.

A insegurança é causada principalmente pelo medo: medo de fracassar, medo de se frustar e frustar o outro, medo de não conseguir, medo de se posicionar e falar o que pensa, medo de falar não, medo do julgamento, entre outros. E o medo em alguns momentos até nos protege, porém quando ele nos paralisa, nos trava e impede que tomamos decisões importantes, aí ele não é nada bom. Nesses momentos você pode estar deixando passar oportunidades, e aí vem a cobrança por não ter tomado nenhuma atitude e com isso você alimenta ainda mais a sua insegurança, virando um ciclo que muitas vezes você nem se dá conta.


Então deixo aqui algumas dicas para você que se perguntou e teve mais SIM como resposta. Pense sobre isso?! 🤔😉

1 - Questione a sua insegurança, faça uma lista com todos os seus medos e veja quais deles realmente fazem sentido e quais estão mais relacionados a coisas que criou em sua cabeça. Talvez o problema seja menor do que você imagina;

2 - Repense sobre sua autoestima: será que eu me vejo realmente como gostaria? Potencialize suas qualidades, perceba seus defeitos e pontos de melhoria e tente pequenas mudanças;

3 - Evite ficar se comparando o tempo todo, por isso use as suas qualidades a seu favor;

4 - Como muito falo aqui, o nosso autoconhecimento é sempre fundamental, quanto mais nos entendermos, melhor conseguimos lidar e mudar as situações que nos incomodam.


E me conta aqui, esse post foi válido pra você?

🦋🌻


Psicóloga Tanise M. Gross

@tanisepsico

31 visualizações

2019-2020 © TherAppy | Termos de Uso